Verão na Europa tem primeira onda de calor extremo
30/06/2025
(Foto: Reprodução) Mesmo com os recordes de calor dos últimos anos, muitas cidades da Europa ainda são muito mal preparadas. A maioria das linhas de metrô de Londres, por exemplo, não tem ar-condicionado. Europa tem onda de calor no início do verão
A Europa está registrando uma onda de calor recorde no início do verão.
Ele foi salvo na hora certa. Os bombeiros da Turquia divulgaram nesta segunda-feira (30) imagens do resgate de um idoso. A casa dele foi destruída pelo fogo.
Os incêndios florestais são uma preocupação em toda a Europa. Em Portugal, dois terços do país entraram em alerta máximo no fim de semana. A Itália já registrou um aumento nos casos de insolação, principalmente entre idosos, pacientes com câncer e pessoas em situação de rua.
Cientistas vêm alertando que as mudanças climáticas vão tornar ondas de calor como a de agora na Europa mais intensas e frequentes. O continente é o que mais esquenta hoje no planeta. O holandês está se sentindo em uma sauna.
“Estou andando com o cachorro na bolsa porque no chão as patas queimam”, disse a italiana.
Na Inglaterra, autoridades prorrogaram os alertas de saúde até às 9h de quarta-feira (2). Um problema nessa história é que mesmo com os recordes de calor dos últimos anos, muitas cidades da Europa ainda são muito mal preparadas. A maioria das linhas de metrô de Londres não tem ar-condicionado nem nas estações nem nos três. É um calor infernal. A quentura que se vê em Londres esses dias é incomum para essa época do ano. Como Londres não tem praia, o povo se contenta com brisa de rio impróprio para banho. Parte do povo. Tem sempre uns escolhidos.
Na França, 84 regiões entraram em alerta, quase o país todo. 200 escolas públicas foram fechadas. A Espanha está caminhando para o mês de junho mais quente já registrado na história do país. Quem é que quer sair na rua assim: 48ºC? É com esse calor que a cidade de Sevilha recebeu nesta segunda-feira (30) uma cúpula da ONU que tem como um dos objetivos amenizar o impacto da crise climática no planeta.
Europa tem onda de calor no início do verão
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Onda de calor na Europa fecha escolas; temperaturas devem ultrapassar 40°C em vários países
Mundo registra 2° maio mais quente da história e gelo na Groenlândia derrete 17 vezes mais rápido