Temporal provoca deslizamento, alagamentos e deixa morros em estado de atenção no litoral de SP; VEJA
05/02/2026
(Foto: Reprodução) Chuva causa alagamentos em São Vicente
As fortes chuvas que atingem a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, provocam transtornos nas cidades da região nesta quinta-feira (5). Há diversos pontos de alagamentos e os morros de Santos estão em estado de atenção.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, Praia Grande registrou 116mm de chuva, o maior acumulado do Estado de São Paulo nas últimas 24h, seguida de Santos, com 88mm, e São Vicente, com 80mm.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Alagamento foi registrado na Avenida Eleonor Roosevelt, na Vila São Jorge, em Santos (SP)
Arquivo Pessoal/Bia Ayres
O repórter cinematográfico Leandro Guedes, da TV Tribuna, registrou alagamento na Rua Mascarenhas de Moraes, no bairro Vila Margarida, em São Vicente. Nas imagens, é possível ver a água quase na altura do joelho de um ciclista, que precisou desembarcar do veículo para passar a pé pelo trecho. Ainda no vídeo, é possível ver um ônibus parado com pisca-alerta ligado (veja no topo da reportagem).
A aposentada Maria José de Ornelas Gomes, de 66 anos, contou que familiares ficaram ilhados no Morro José Menino, por conta de um deslizamento de terra na Rua Três. Veja abaixo:
Deslizamento de terra interditou via no Morro José Menino, em Santos (SP)
Arquivo Pessoal/Priscila de Ornelas Gomes
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que os morros estão em estado de atenção e há diversas vias alagadas na cidade monitoradas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Confira quais:
Avenida Nossa Senhora de Fátima - intransitável para veículos de pequeno porte em ambos os sentidos (orientação aos motoristas com painéis no viaduto sentido São Vicente);
Avenida Jovino de Melo (entre a Rua João Fraccaroli e a Avenida Hugo Maia) - transitável;
Avenida Martins Fontes (sentido Santos/São Vicente): faixa da esquerda transitável; Avenida Martins Fontes (sentido bairro/Centro): pontos de alagamento na pista 1, entre a Avenida Nossa Senhora de Fátima e a Rua Pio XII
Praça Washington (trecho das ruas Décio Stuart e Rio Grande do Sul) - interdição com agentes da CET.
Em Praia Grande, o gráfico Robson Barroso dos Santos Quintela, de 35 anos, contou que o alagamento na Rua Edilson de Jesus Ramos, no bairro Jardim Princesa, impede a mobilidade da família. "A rua virou um rio", disse, informando que a condição impede que ele e a esposa saiam para trabalhar ou levem o filho para creche.
A Prefeitura de Mongaguá informou que registrou uma queda de árvore no bairro Flórida Mirim e identificou pontos de alagamento em algumas áreas. Apesar disso, não há desabrigados e as equipes da Defesa Civil estão em campo realizando vistorias. O Poço das Antas e a Escadaria da Santa foram fechados temporariamente por segurança, como medida preventiva.
Morador registrou alagamento na Rua Edilson de Jesus Ramos, no bairro Jardim Princesa, em Praia Grande
Arquivo Pessoal/Robson Barroso
Volume de chuva
Além de Praia Grande, Santos e São Vicente, que ocupam o topo do ranking de acumulado de chuva do Estado de São Paulo nas últimas 24h, outros municípios da Baixada Santista também registraram altos volumes de chuva, segundo a Defesa Civil Estadual. Confira:
Praia Grande: 116 mm
Santos: 88mm
São Vicente: 80mm
Itanhaém: 52mm
Guarujá: 42mm
Mongaguá: 38mm
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos