(Foto: Reprodução) Oxalá e Oxóssi são os orixás regentes de 2026
Reprodução/TV Bahia
Oxalá e Oxóssi são os orixás regentes de 2026, segundo informações de Pai Ducho d'Ogum, responsável pelo terreiro Ilê Axé Awa Negy, em Salvador, há 38 anos. Divindades foram determinadas no jogo de búzios.
Para as religiões de matriz africana, Oxalá representa o ar, a paz e a vida. Ele é conhecido como o pai de todos os orixás, sendo a entidade mais respeitada dentro do candomblé.
"Oxalá é o pai dos Orixás, traz o branco, amor, a união, a harmonia, sabedoria, a tranquilidade e a paz", disse Pai Ducho.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Já Oxóssi, representa fartura e prosperidade, com o poder de fertilizar a terra. É um grande caçador e conhecedor das matas.
"Oxóssi, é o rei da caça e dos caçadores, é o que traz fatura para a nossa mesa, felicidade, união e amor", enfatizou.
Como conselho para o ano, Pai Ducho d'Ogum disse que é preciso ter sabedoria, de união, amor, capacidade e carinho ao próximo. Ele ainda destacou que as religiões de matriz africana precisam se fortalecer.
Jogo de tarô
Mikhail Nilov/Pexels
O g1 também conversou com Taís Silva, mais conhecida como Taís Taróloga nas redes sociais. No jogo de cartas também saíram Ogum e Iansã como regentes do novo ano, sob influência de Oxóssi.
Segundo a taróloga, Ogum traz uma energia de batalha, demanda e conquista, além de fortalecimento para as pessoas de modo geral. Já Iansã, chega com a energia feminina, principalmente em relação ao amor.
"Muitos casais vão se definir nesse ano de 2026. Para quem estava com uma energia baixa em relação à vida amorosa, é um ano de muita sensualidade", afirmou Taís.
Ainda segundo a taróloga, Oxóssi traz a energia de abertura de caminhos para quem está em busca de oportunidade no mercado de trabalho.
"Quem teve fechamento de ciclo em 2024, uma baixa de energia em 2025, 2026 vai ser um ano de volta por cima. Tanto na energia de trabalho, quanto na vida amorosa, ou seja, abertura de caminho de modo geral", destacou.
LEIA TAMBÉM:
Quem são os orixás do Dique do Tororó? Monumento reverencia entidades de matriz africana
Terreiro do Gantois preserva culto aos orixás na Bahia e mantém costumes e legados milenares dos povos Iorubá
Por que Iemanjá, orixá de origem africana, virou 'mulher branca' no Brasil
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻