Casal goiano que viaja de moto pela América do Sul sonha em ir até o Alasca
19/01/2026
(Foto: Reprodução) Casal goiano faz viagem de moto pela América do Sul
O casal goiano que viaja de moto pela América do Sul sonha em ir até o Alasca. O empresário Eduardo Balduino, de 45 anos, e sua esposa, Luana Barcelos, de 45, já cruzaram milhares de quilômetros entre desertos, cordilheiras e muitos desafios para um projeto de percorrer todos os países sul-americanos, mas o sonho maior é chegar até o frio congelante do Alasca, na América do Norte.
Eduardo e Luana já viajaram por países como Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Equador. De acordo com o empresário, o casal está se planejando para começar a viagem para o Alasca no começo do ano que vem.
"“O sonho maior é fazer uma viagem de moto até o Alasca. É algo que exige tempo e planejamento, mas está nos nossos planos”, contou o empresário que no momento está em Goiânia.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Casal goiano que viaja de moto pela América do Sul sonha em ir até o Alasca
Arquivo pessoal/Eduardo Balduino
Em entrevista ao g1, ele conta que o sonho de viajar até o Alasca começou pela vontade do casal de conhecer novos lugares, pessoas, comidas e culturas. Apesar disso, ele ressalta que para fazer o trajeto com calma e aproveitando a viagem, eles devem levar um ano para chegar até o destino.
Entre os detalhes do planejamento, Eduardo destaca a organização do tempo para visitar todos os pontos turísticos, carregamento de bagagem, segurança, alimentação e outros pontos importantes para garantir a qualidade da experiência.
LEIA TAMBÉM:
VIAJANTES: Entre desertos e imprevistos, casal goiano faz viagem de moto pela América do Sul
VÍDEO: Família impressiona ao se mudar para Goiânia com dez cachorros e peixes dentro de carro
Casal que saiu de Goiânia viaja há oito meses pelo mundo
"A motivação é você contar pros seus netos daqui a 30 anos, quando você estiver com 70 anos, que você fez essa rota e conheceu lugares e pessoas maravilhosas. O que não dá é ficar no sofá", brincou.
De acordo com o empresário, uma das maiores dificuldades da viagem será a partir da chegada na Colômbia, quando a moto precisará ser colocada em um navio de carga para atravessar até o Panamá. Apesar desse e de outros detalhes, ele garante: "As dificuldades se tornam combustível, pra animar a gente".
Aventura
Eduardo conta que a paixão pelas estradas começou quando foi convidado por um amiga para conhecer o deserto do Atacama, no Chile. Desde essa viagem, há cinco anos, o encantamento pelas viagens ficou ainda maior.
Nas estradas, eles percorrem em média 700 km por dia, trafegando somente durante o dia por questões de segurança. O empresário destaca o clima ameno e as paisagens deslumbrantes, que compensam os imprevistos pelo caminho.
Casal goiano faz viagem de moto pela América do Sul
Arquivo pessoal/ Eduardo Balduino
"As vantagens de você rodar na Argentina, Chile e no Peru é que são paisagens de tirar o fôlego e também o tempo. O sol, na Argentina e no Chile, só se põe às 23h, então você tem mais tempo para fazer o mototurismo, para rodar mais", explicou.
Durante as viagens, ele cita que os maiores desafios foram as estradas no Peru. "Tem lugar que 200 km levam 14 horas, por causa das curvas e da altitude”, explicou. Além disso, ele destaca o racionamento combustível na Bolívia e e a dificuldade de encontrar restaurantes na estrada.
Em sua mais recente aventura, Eduardo e Luana ficaram 32 dias na estrada, saindo de Goiânia para ir até o Peru e, depois, ao Chile. Nos países vizinhos, o casal visitou Cusco, o Parque Nacional Huascarán, as Linhas de Nasca, a Laguna Parón, o deserto do Atacama, Pucón e a Carretera Austral.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás